Todos Municípios Goianos aderem ao Programa Saúde na Escola

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Federação Goiana de Municípios. Ao todo, 2.634 escolas participarão do programa desenvolvido pela parceria entre o Ministério da Educação e Saúde, e que deverá alcançar 73.9161 alunos, em Goiás.
Dentre as escolas pactuadas, 2.083 foram as chamadas escolas prioritárias, que são todas as creches públicas e conveniadas dos municípios, as escolas do campo, as escolas com alunos em medida socioeducativas e também aquelas que têm pelo menos 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
A enfermeira Ana Maria explicou que o PSE é uma estratégia de especial importância para os adolescentes, pois é dentro da escola que eles têm seu maior espaço de troca de experiências e onde grande parte de suas vivências e valores são construídos.
“Sexualidade, uso e abuso de álcool e drogas, prevenção de suicídio e automutilação, cultura da paz e não violência, perspectivas e projetos de vida com protagonismo juvenil são temas de atuação do programa, podendo ser de real impacto para a diminuição de vulnerabilidades desta faixa etária”, acrescentou Ana Maria.

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola é acompanhado pela SES-GO, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais)/Gerência da Mulher, Criança e Adolescente/ Coordenação de Saúde do Adolescente. Ele trabalha o cenário de vulnerabilidade no qual os escolares estão inseridos.
A estratégia foi implantada para auxiliar o desenvolvimento de projetos que incorporem e integrem saúde e educação para um mesmo grupo de ações, atingindo toda a comunidade próxima à escola. Para que os objetivos do programa sejam atingidos, são utilizados diferentes meios, dentre eles a educação em saúde.
Fonte: Comunicação SES