Ultimo repasse do ICMS, em novembro, puxa para baixo o desempenho do mês

O último repasse no mês de novembro do ICMS é de R$ 17.063.852,68, conforme divulgado pela Caixa Econômica Federal. O valor, já com a dedução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), é 34,63% menor que o valor repassado no mesmo período do ano anterior.

Com este repasse, comparado a 2017, o mês de novembro terminou com um ganho 4,41%. Embora a expectativa fosse de um ganho mais elevado, com base nos repasses iniciais, os dois últimos repasses acabaram puxando para baixo o total repassado. A análise foi realizada pela equipe de finanças da Federação Goiana de Municípios (FGM) e os valores do ano passado foram atualizados pelo IPCA. Em relação ao mês anterior, houve uma perda de 21,04%, com uma diferença de mais de 60 milhões, conforme demonstrado na tabela abaixo:

O acumulado anual, quando analisado em termos nominais, sem considerar a inflação no período, apresenta um pequeno ganho, de 0,75%. Porém, quando os valores são atualizados pelo IPCA, o resultado é negativo, e o total repassado apresenta um déficit, em relação a 2017, de 2,88%, com uma perda de pouco mais de R$ 53 milhões.

A relação completa com os valores dos municípios contribuintes da FGM está em anexo. Para os municípios que ainda não são contribuintes, os valores poderão ser obtidos pelo telefone (62) 3999-7471 com Meire Andrade.
Acesse aqui o valor do seu município.

Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional e colaboração do consultor Natã Santos