Últimos dias para preenchimento do Censo Suas

No próximo dia 9 de novembro, termina o prazo para que gestores dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência preencham o Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas). O levantamento permite traçar um retrato detalhado da Assistência Social no Brasil.
As datas de preenchimento dos formulários seguem o calendário definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), dividido de acordo com as unidades. Para os Centros Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Atendimento à População de Rua (Centros Pop) e os Centros Dia, o prazo se encerra no dia 16 de novembro.
A novidade do Censo de 2018 são os formulários sobre os fundos municipais e estaduais de Assistência Social que agora estão separados do questionário da gestão. A alteração permite ao gestor apresentar de forma mais completa as pessoas que estão envolvidas com o Fundo de Assistência Social e as movimentações financeiras. Outra mudança é a inclusão de informações  acerca de recursos humanos. Anteriormente, esse preenchimento era voltado apenas para unidades como Cras ou Creas.
De acordo com o coordenador-geral da Vigilância Socioassistencial do MDS, Marcos Maia, a mudança vai possibilitar ao ministério construir um perfil desses trabalhadores. “Pela primeira vez teremos uma série de dados sobre os profissionais do Suas que atuam na gestão. Estamos registrando esses trabalhadores e vamos saber qual o nível de escolaridade deles, a formação e as principais atividades desenvolvidas”, afirma Maia.
Levantamento
No Censo Suas, gestores, coordenadores e conselheiros preenchem informações relacionadas à gestão e ao financiamento das ações, sobre equipamentos, recursos humanos, serviços e participação social das unidades públicas e da Rede Socioassistencial Privada. Os dados são fundamentais para aperfeiçoar o atendimento à população, a gestão e fazer o controle da política de Assistência social, além de identificar os avanços, as limitações e os desafios do sistema.
O não preenchimento do Censo Suas pode resultar em sanções administrativas e levar até ao bloqueio de recursos. “O levantamento tem um impacto no cofinanciamento dos Estados e municípios. Quem não responde ao Censo põe em risco parte do seu cofinanciamento, pois a falta de informação pode significar que o equipamento não está funcionando”, explica o coordenador-geral.
Em caso de dúvidas ou necessidade de apoio para preencher o Censo Suas, o responsável pode entrar em contato com o MDS no e-mail  ou pelo telefone 0800-707-2003.
Confira as datas do preenchimento, conforme as unidades:
 

Questionário

Abertura

Encerramento

Cras

10 de setembro

9 de novembro

Centro de Convivência
Creas (Municipal e Regional)

24 de setembro

16 de novembro

Centro Pop
Centro Dia
Unidade de Acolhimento

1º de outubro

23 de novembro

Família Acolhedora
Conselho (Municipal e Estadual)

8 de outubro

30 de novembro

Gestão (Municipal e Estadual)
Fundos de Assistência (Municipal e Estadual)
Período de Retificação

3 de dezembro

7 de dezembro

Fonte: MDS