Página Inicial | Webmail | Acesso Restrito | Fale Conosco
Desenvolvido por: SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública


Nossa FORÇA vem dos MUNICÍPIOS



Undime realiza mapeamento sobre as condições da educação municipal na realização de atividades não presenciais

Publicado em 17/jun/2020


A Federação Goiana de Municípios (FGM) comunica aos gestores municipais, que a Undime e Consed, com apoio do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Fundação Itaú Social, Fundação Lemann e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), avaliaram as condições da educação municipal na realização de atividades não presenciais e a determinação dos governos em relação à pandemia.

Durante avaliação foi possível descobrir o perfil das famílias, e as estratégias de aprendizagem adotadas, o planejamento para monitoramento das atividades e os principais desafios de implementação do ensino não presencial. “Desafios das Secretarias de Educação do Brasil na oferta de atividades educacionais não presenciais”, realizada por Undime e Consed, com apoio do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Fundação Itaú Social, Fundação Lemann e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O questionário ficou disponível entre os dias 27 de abril a 4 de maio de 2020, no ambiente virtual Conviva Educação. Para apresentar o relatório com o consolidado final, a Undime reuniu seus parceiros institucionais em encontro virtual, nesta segunda-feira, 15 de junho.

As redes de ensino têm enfrentando inúmeros desafios no sentido de proporcionar aos alunos acesso a atividades pedagógicas não presenciais nesse período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid–19. Tem sido um dos empecilhos é a condição socioeconômica da maioria dos estudantes. De acordo com o estudo, 83% dos alunos das redes públicas do Brasil vivem em famílias que recebem até 1 salário mínimo per capita, o que revela que a maior parte está vulnerável durante a crise gerada pela pandemia.

Ao todo, 3.978 redes municipais participaram da pesquisa, que representa 71% do total de municípios do país. Sobre a possibilidade de realização de aulas não presenciais, 79% dos alunos das redes dizem ter acesso à internet, no entanto, cerca de 46% acessam apenas por celular, o que limita o ensino nessas condições.

Em contrapartida, em 1.710 redes municipais (43% das que adotaram a educação não presencial) também utilizam materiais impressos, juntamente a videoaulas e conteúdos digitais como parte das estratégias para atender seus alunos.

acesse aqui o material disponível pela Undime.

Fonte: FGM com dados da Undime.


Compartilhar




 






















Parceiros




Filie-se


    Contatos


    E-MAIL: fgm@fgm-go.org.br
    TELEFONE: Geral (62) 3999-7450
    Rua 102 – nº 186 – no Setor Sul Goiânia – Go

    Fale Conosco


    Copyright © 2017-2019 - Todos os direitos reservados | FGM - Federação Goiana de Municípios