Undime/Sebrae: Prazo para responder levantamento sobre educação empreendedora foi prorrogado para 13 de janeiro

A Undime e o Sebrae Nacional estão realizando um mapeamento com as Secretarias Municipais de Educação acerca da implantação da Educação Empreendedora nos municípios de todo o país. Os dados obtidos serão utilizados para diagnóstico territorial, estadual e nacional, a fim de potencializar as parcerias entre Sebrae e Undime, visando a melhoria da qualidade da educação brasileira. O questionário deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação até o dia 13 de janeiro, sexta-feira.

De acordo com a Undime, a Educação Empreendedora é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que favorece, por meio de práticas e estratégias pedagógicas, o desenvolvimento das competências empreendedoras dos gestores, professores e estudantes.

Essa abordagem possibilita que esses atores possam identificar oportunidades, valorizar ideias, agir com criatividade, desenvolver autoconhecimento e resiliência, mobilizar recursos e pessoas, planejar e gerir projetos – no âmbito pessoal ou profissional – trabalhar em equipe e aprender com a experiência. Esse processo promove o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, objetivos da educação nacional definidos pela Constituição Federal.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, explica que o objetivo da iniciativa é proporcionar a todos os municípios a cultura da educação empreendedora, para contribuir no fortalecimento da autonomia de professores e alunos, bem como para a melhoria da educação como um todo.

Para ter acesso ao questionário, clique aqui.