Vacina da Pfizer: intervalo maior de aplicação entre as doses é mais eficaz

O Ministério da Saúde promove estudo no qual diz que o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech de 12 semanas é mais eficaz, se tornando até uma recomendação aos estados e municípios brasileiros. Esse tempo garante efetividade de mais de 80% do imunizante, de acordo com estudos realizados no Reino Unido, Israel e Estados Unidos.
A pesquisa conduzida no Reino Unido mostrou que o nível de anticorpos gerados em idosos com mais de 80 anos – 12 semanas após a aplicação da segunda dose – foi três vezes maior do que no intervalo de três semanas, como indicado anteriormente.
Para a coautora do estudo e epidemiologista da Public Health England, Gayatri Amirthalingam, a extensão do tempo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer garante mais eficácia na imunização.
Considerando o cenário de transmissão do vírus da Covid-19 no País, a pasta orientou o intervalo de três meses após discussões realizadas no âmbito da Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis. As recomendações são reforçadas a cada informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde, que define as pautas de distribuição de vacinas para os estados.
FGM e MS