Vacinação começa nesta segunda-feira em Goiás

O Governo de Goiás recebeu as primeiras doses da vacina, nesta segunda-feira (18/01), em solenidade realizada em São Paulo. Durante evento, com participação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado explicou que serão encaminhadas para o Estado, neste primeiro momento, 87.172 doses, com a prioridade para idosos e toda equipe na área da saúde, assim como previa o plano de vacinação nacional.
Segundo o governo a vacinação começa por Anápolis, em retribuição ao gesto da população e da prefeitura, que recepcionaram os brasileiros que estavam em Wuhan, ano passado, no início da pandemia. Goiânia está na lista dos municípios que começam a campanha de imunização.

Ainda hoje, mais de 1 milhão de kits de seringas e agulhas serão entregues aos 246 municípios goianos. O material adquirido pelo Estado começou a ser encaminhado na sexta-feira (15/01). Segundo a SES, outras distribuições serão realizadas no decorrer da campanha de vacinação. O Governo foi responsável pela compra de mais 2,5 milhões de seringas e agulhas, que, somadas ao estoque de mais 1,3 milhão de kits, é suficiente para vacinar cerca da metade da população goiana.
Logística de distribuição  
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para os goianos, 7% do total de doses adquiridas nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), mantendo a proporcionalidade em relação às outras unidades federativas.
A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.
O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina Covid-19 às unidades federadas do país que necessitam do transporte aéreo para a chegada das doses. Vale reforçar que o Governo Federal transportará as vacinas aos estados, que farão a distribuição aos municípios junto com o Ministério da Defesa.
Aprovação do uso
No domingo (17/01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas das Universidade de Oxford e AstraZeneca e a da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. Segundo o governo federal, serão 6 milhões de doses iniciais, quantidade que beneficiará 3 milhões de brasileiros.
Acesse aqui o Plano Estadual de Imunização de Goiás
Fonte: Assessoria de comunicação FGM e Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás