Vem ai: Seminário “O papel dos consórcios intermunicipais na implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento”

No próximo dia 28 de novembro a Federação Goiana de Municípios (FGM), realizará em parceria com o Sebrae Goiás e os Consórcios Intermunicipais (CONVAM – Consórcio Ambiental Vale do Minério; CISVALE – Consórcio Intermunicipal de Saúde; CIDERSP – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região São Patrício) o Seminário “O papel dos consórcios intermunicipais na implantação de Políticas Públicas de Desenvolvimento”. O evento será no Auditório da FGM, das 08:00h às 13:00h, voltado para prefeitos, vereadores, secretários e agentes de desenvolvimentos dos municípios. Lembramos que as vagas são limitadas (máximo de duas inscrições por município).
O objetivo do seminário é mostrar como os consórcios intermunicipais multissetoriais podem unir municípios, otimizar recursos e promover desenvolvimento. Para o presidente da FGM Haroldo Naves, o intuito é de é trabalhar com as redes já existentes nas regionais via consórcios já estruturados e promover novas possibilidade através da nova metodologia de consórcios multissetoriais.
Atividades de instrutoria com conteúdo exclusivo referente à inovação em gestão pública, consórcios intermunicipais/multissetoriais, políticas públicas e ambiente favorável segundo a Lei Geral, também serão abordadas com os gestores.
Conteúdo do Seminário:

  • Cenário econômico e político brasileiro/perspectivas e sua influência sobre os municípios;
  • Estratégia para inteligência fiscal e crescimento da receita própria – ISS, ITR, IPTU;
  • Plano de Metas e monitoramento de resultados nas gestões municipais;
  • Consórcios intermunicipais/multissetoriais/legislação pertinente como oportunidades para soluções e desenvolvimento do território e fortalecimento das Redes de Cooperação (exemplificar com caso de sucesso/referência nacional no tema);
  • Políticas Públicas criando ambiente favorável ao desenvolvimento de pequenos negócios, segundo premissas da Lei Geral e como os consórcios podem contribuir com esse processo.

Currículo do Palestrante:
O consultor Gustavo Grisa é especialista em estratégias e políticas públicas, bem como tem vasto conhecimento e experiência com a metodologia DET (desenvolvimento econômico territorial).  É economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Negócios Internacionais pela Thunderbird School of Global Management (EUA), especialização em Estratégia, Inteligência e Risco Político e cursos de pós-graduação como o Business and Poverty Leadership Program da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Antes da Agência Futuro, desenvolveu carreira executiva nas áreas de economia, inteligência estratégica e relações corporativas na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Brasil Telecom e Vale. Consultor e instrutor credenciado do SEBRAE Nacional e SEBRAE RJ nas áreas de Inovação e Políticas Públicas.
Faça aqui a sua INSCRIÇÃO
Serviço:
Data: 28 de novembro de 17
Horário: 08h às 13h
Local: Sede da FGM
 
Programação:
08h00 às 08h30          Recepção e Café da Manhã;
08h30 às 09h00          Abertura com fala do SEBRAE, da FGM
09h00 às 09:30           Palestra sobre saúde com  Gerente Regional Armando Zafalão Júnior
09h30 às 13h00          Exposição de conteúdo dialogados com o Consultor Gustavo Grisa.
13h00                            Encerramento
 
Faça aqui a sua INSCRIÇÃO