Série de webconferências de Apoio ao SIM capacita todos os municípios goianos

  • por

A Federação Goiana de Municípios (FGM), entidades e órgãos do Governo estadual e nacional, capacitaram 246 municípios de Goiás, através da webconferência Apoio ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Em seis encontros virtuais, os gestores puderam ter o suporte sobre todas as informações referente ao serviço, especialmente os consórcios. Antes das reuniões, as administrações tinham somente a lei e poucas instruções sobre como dar andamento nessa fiscalização.
A iniciativa teve a participação, além da FGM, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Agência Goiana de Defesa Agropecuária  (Agrodefesa) e da Secretaria da Retomada. Os seis encontros dividiram os municípios participantes em regiões, para que a participação e o conteúdo divulgado fosse absorvido.

As explanações técnicas ficaram a cargo do MAPA, com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário, André Brandão Alves. Foram abordados o SIM e seus benefícios; a vinculação do serviço a consórcios públicos; e sobre a operacionalização: requisitos para implantação e a implementação. Outro ponto apresentado foi a comercialização de produtos inspecionados.
Para ter acesso a apresentação completa: 
Apresentação: Cartilha SIM vinculados a consórcio público de Municípios 
 
Depoimentos
Como prova de validade do curso, todos os Secretários de agricultura do Estado participaram e muitos já colocaram o serviço para funcionar.  A Secretária de agricultura de Inhumas, Karine destacou a importância da capacitação. “Achei muito interessante! É totalmente possível de acontecer, apesar de fazer acontecer na gestão pública (pela burocracia, morosidade e obter união de ideais) não ser fácil, considero um avanço muito importante que possibilitará o desenvolvimento econômico de uma grande parcela de produtores e tornará regular tantos que trabalham de forma errada”.
Já o Secretário de Agricultura de Rio Quente, Ronier valorisa o Serviço para o seu município. “É de suma importância o SIM, até porque a base do nosso município é o turismo e produtos feitos aqui, com um selo de inspeção e qualidade, é fundamental”.
FGM