Webinário vai orientar gestores do SUS sobre adesão ao programa Saúde na Escola

  • por
Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (02) o programa de capacitação para auxiliar gestores e profissionais de saúde a aderir ao próximo ciclo, o Ministério da Saúde realiza um webinário no dia 7 de fevereiro, próxima terça-feira. O evento online será transmitido pelo canal do DataSUS no YouTube a partir das 14h30.

Em um primeiro momento, técnicos da pasta vão orientar o público com o passo a passo. A partir das 15h, os espectadores poderão tirar dúvidas com os palestrantes.

Todos os municípios brasileiros podem fazer parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. As adesões ao PSE são bianuais, ou seja, precisam ser renovadas a cada dois anos. Caso o município queira continuar participando do programa, é possível aderir para o ciclo 2023-2024 até 28 de fevereiro.

Sobre o PSE

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 com o objetivo de promover saúde e educação integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas públicas brasileiras. A intersetorialidade está na base do PSE e, quanto mais parceiros envolvidos (como cultura, lazer e meio ambiente), mais e melhores ofertas de serviços podem ser feitas no território, o que implica em efeitos significativos para o bem-estar da população.

A adesão, feita pela plataforma e-Gestor, é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de Saúde e Educação e os ministérios da Saúde e da Educação. O município deverá indicar as escolas de educação básica da rede pública conveniadas que participarão do programa.

FGM e MS