XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece na próxima semana

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terá sua 24ª edição realizada entre os dias 27 a 30 de março deste ano. A organização do evento já divulgou sua programação, que tem o objetivo de levar conhecimento e orientações aos gestores para melhorias em seus municípios. O evento, que será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), terá Saúde, Educação e Assistência Social como temas compondo as arenas temáticas.

Durante o evento serão discutidas soluções para problemas enfrentados pelos municípios como, por exemplo, a defasagem dos valores per capita dos programas federais. Em especial, do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), tratando a respeito das obras paralisadas e da demanda por matrículas em creches.

Além disso, também serão tratadas as dificuldades enfrentadas na implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) entre 2021 e 2023. Os gestores receberão, ainda, informações sobre o piso nacional do magistério e sobre a necessidade de uma solução legal para esse tema ainda em 2023.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática que ocorre desde 1998. Ela tem o intuito de discutir questões que influenciam no dia-a-dia dos Municípios, assim como reivindicações do movimento municipalista. Servindo como um ambiente para articulação dos gestores públicos municipais, todos os anos a Marcha reúne mais de 10 mil participantes, entre prefeitos, secretários, vereadores, senadores, governadores e parlamentares, além de ministros e do próprio presidente da República.

De acordo com o presidente da FGM, Haroldo Naves, muitas das vitórias municipalistas conquistadas foram possíveis graças às articulações nas marchas anteriores. “O 1% do FPM em julho de 2014, 1% em dezembro de 2017 e agora o 1% de setembro que começou a ser pago recentemente são exemplos disso, além de todas as outras lutas que também passaram pela marcha dos prefeitos”, afirma. 

Naves reforçou, ainda, a amplitude do evento, sendo o maior da América Latina, na qual a FGM vem participando ativamente desde os anos 2000. Haroldo participou de quase todas as edições como prefeito, líder municipalista e também como presidente da Federação. De acordo com ele, é de suma importância que todos os gestores estejam presentes e participem, “porque o municipalismo se constrói com a união de todos”.

Credenciamento e Abertura

Os participantes poderão realizar o credenciamento no aeroporto ou no saguão de alguns hotéis, a partir das 12 horas de domingo, 26 de março. As arenas técnicas começam às 14 horas do dia 27 e, no dia 28, a abertura solene acontece às 9 horas.

 

 

COMUNICAÇÃO FGM