19º Edição da Semana Nacional dos Museus acontece entre os dias 17 e 23 de maio
Entre os dias 17 e 23 de maio será realizada a 19ª edição da Semana Nacional de Museus que acontece para celebrar o Dia Internacional de Museus – comemorado em 18 de maio.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) coordena e sugere que museus e outras instituições culturais promovam atividades que tenham o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências acerca do tema da edição desse ano: O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar.
Devido à pandemia do novo coronavírus, grande parte das iniciativas propostas pelas instituições será realizada no ambiente virtual. Desta forma, facilita a participação em atividades executadas não apenas por museus da sua região, mas também por instituições de todo o país.
O Ibram disponibiliza um kit digital composto por peças gráficas formado por cartaz, selos, capas para redes sociais, card arte, card para programação e certificado de participação para apoiar as instituições participantes na divulgação e promoção das atividades propostas para a 19ª Semana Nacional de Museus.
Acesse o guia virtual da programação e conheça as iniciativas que vão compor a 19ª Semana Nacional de Museus.
Formulário de Visitação Anual (FVA)
O prazo para o envio do Formulário de Visitação Anual (FVA), referente ao ano de 2020, foi prorrogado para o dia 20 de junho. O documento deve ser preenchido por meio do sistema nacional de identificação de museus e plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros (Museusbr).
Foi disponibilizado um tutorial para orientar os gestores ao preenchimento passo a passo do documento. Segundo o Ibram, as informações coletadas pelo formulário são consideradas estratégicas para o desenvolvimento do setor museológico e para as ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como o Plano Nacional de Cultura e o Plano Nacional Setorial de Museus.
Além de aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode, por exemplo, indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa nos museus.
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