Campanha Leia com uma criança 2022 é lançada

Dois milhões de livros infantis serão distribuídos para secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil que façam ações de leitura com crianças. O programa Leia com uma criança iniciou a campanha deste ano e o cadastro para solicitar os kits literários deve ser realizado até às 18 horas do dia 2 de setembro na página do programa.

Neste ano, o kit reúne dois títulos que valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas. Conheça as obras selecionadas:

De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar – Companhia das Letrinhas

A obra tem ilustrações de Bruna Lubambo e texto de Otávio Júnior – escritor, contador de histórias e produtor teatral que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. O livro traz danças e ritmos periféricos, protagonizados por crianças e jovens. A produção tem como pano de fundo uma pesquisa cuidadosa sobre o estilo funk e seus demais aspectos culturais no país.

A pescaria do curumim e outros poemas indígenas – Editora Panda Books

Nos 12 poemas deste livro, Tiago Hakiy, escritor descendente do povo Sateré Mawé, tece versos recheados de lembranças e afetos sobre um jeito de ser criança que tem muitas relações com a natureza. As ilustrações de Taísa Borges acrescentam ainda mais riqueza ao universo retratado pelo autor. Cores, peixes, pássaros, costumes e olhares sobre o dia a dia na floresta despertam conversas e a imaginação.

As solicitações dos kits podem ser feitas por instituições de todo o Brasil, porém serão priorizadas aquelas localizadas em municípios mais vulneráveis, considerando parâmetros como grau de concentração de renda (Índice de Gini), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre outros. É possível conferir a lista destas cidades no regulamento oficial. As organizações podem solicitar um kit, ou seja, dois livros para cada criança atendida ou matriculada.

Pessoas físicas podem participar da campanha indicando o programa para instituições ligadas ao fomento à leitura com crianças. Além disso, estão disponíveis, gratuitamente, 14 títulos da estante digital e um acervo de 22 obras já distribuídas em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis, voltadas para o público com deficiência.

Livros acessíveis

As instituições também poderão pedir livros em versões acessíveis, em braile e com fonte ampliada para crianças com deficiência visual. Outra opção são os títulos em formato audiovisual com múltiplos recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição.

Os livros acessíveis possuem número limitado, portando as organizações que atendam a este público ou que realizem ações inclusivas terão prioridade.

O programa

Iniciado em 2010, o Leia para uma Criança (que agora passa a se chamar Leia com uma criança) distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância.

FGM e Undime-GO