Censo Escolar da Educação Básica 2023: Portaria que define o cronograma foi publicado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou, nesta segunda-feira (02/12), o cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2023. Por meio da Portaria nº 578, no Diário Oficial da União, as datas e os responsáveis pelas duas etapas de coleta, bem como atividades do processo de declaração das informações da pesquisa foram publicadas.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica, coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação. A pesquisa conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país e as matrículas e dados coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Além de servir para que atores educacionais possam compreender a situação educacional do país e acompanhar a efetividade das políticas públicas.

O Censo Escolar é dividido em duas etapas, sendo a primeira a Matrícula Inicial, na qual se apuram as informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Esta etapa terá início em 24 de maio de 2023. Já a segunda etapa é a Situação do Aluno, na qual são levantadas informações sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos declarados na 1ª etapa do Censo Escolar 2022. A coleta de dados da Situação do Aluno terá início em 1º de fevereiro de 2024.

 

Confira a Portaria nº 578 aqui. E para obter mais informações do Censo Escolar, clique aqui.