UPAs, policlínicas e Centros de Especialidades poderão usar nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão

versão 5.2 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), software gratuito disponibilizado pelo Ministério da Saúde por meio da estratégia e-SUS Atenção Primária à Saúde, permite agora o uso do sistema em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades e Policlínicas. Isso possibilita que o cuidado do paciente seja compartilhado entre os profissionais dos diferentes âmbitos de atenção à saúde. Atualmente, 77% dos municípios usam o PEC, 19,2% utilizam sistemas próprios e 3,8% não usam prontuário eletrônico.

A novidade foi anunciada no XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO). “Estamos entregando um e-SUS ampliado que poderá ser usado na assistência especializada, nos centros de atenção psicossocial, em todo o serviço de saúde bucal do município, além de outras melhorias. Não haverá atenção primária ou serviços de saúde de alta performance sem incorporação tecnológica”, afirmou o secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.

A atualização traz também a possibilidade de fazer teleatendimento de maneira segura diretamente no prontuário eletrônico, por meio do novo módulo de videochamadas. A melhoria torna o sistema um canal oficial de comunicação entre profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) e equipe multiprofissional (eMulti) ou especialistas, proporcionando cuidado compartilhado, seja entre profissionais da APS (médico de família e fisioterapeuta da eMulti) ou entre a APS e a Atenção Especializada. Também será possível fazer a consulta entre usuário e profissional de saúde.

Para dar início a uma nova chamada, é só acessar o módulo videochamadas e o sistema gera um link de acesso e envia para o outro participante, seja ele usuário do PEC ou não. A pessoa que recebe o link consegue então acessar a videochamada após preencher seus dados.

 

Outra melhoria é a prescrição digital de medicamentos. A receita é gerada dentro do sistema com assinatura eletrônica. O arquivo, gerado no formato PDF, é enviado ao cidadão por e-mail, que poderá utilizá-lo para retirar os medicamentos. Na farmácia, é possível registrar que os medicamentos da prescrição foram fornecidos. Contudo, para utilizar a funcionalidade é necessário ativar a integração com o servidor de prescrição digital.

Confira outras novidades da versão 5.2 do PEC:

  • Gestão da garantia do acesso

Essa funcionalidade permite que os profissionais criem uma lista para gerir a demanda dos estabelecimentos de saúde da atenção primária, facilitando a triagem, identificando demandas reprimidas e oportunizando um diagnóstico da situação do território. Pelo sistema, o profissional de saúde consegue visualizar os contatos e os motivos pelos quais os cidadãos que buscaram atendimento e não conseguiram acesso ao serviço, assim podendo direcioná-los para um agendamento mais próximo possível.

  • Facilidades no agendamento de consultas de pré-natal

Durante o atendimento à gestante, na conclusão do registro clínico do SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano — é o método de registro das questões do cidadão) o sistema sugere as datas das próximas consultas conforme a idade gestacional e a última consulta realizada, respeitando os períodos estipulados na caderneta da gestante e alternando entre profissionais médico e enfermeiro. Para as consultas odontológicas, é sugerida uma consulta a cada trimestre da gestação.

  • Busca ativa de vacinação

Estão disponíveis para consulta o grupo-alvo de gestantes para vacinas do calendário vacinal e Covid-19 e puérperas para vacinas Covid-19. O sistema exporta relatório com os nomes para que os profissionais de saúde façam a busca ativa das mulheres. É possível fazer download do arquivo em formato PDF e imprimir.

  • Acompanhamento do Território

Visualização de cadastros sob responsabilidade da equipe de forma mais intuitiva, facilitando a gestão do território adscrito e a formação de núcleos familiares. É possível ver imóveis e seus moradores organizados por microáreas e logradouros, assim como os respectivos índices e filtros de cadastros completos e atualizados. Outras informações de apoio também estarão lá, como a data da última visita e possíveis inconsistências de cadastro. Além disso, é possível corrigir eventuais divergências de cadastro por meio da edição de logradouro, que cria automaticamente atualizações para os imóveis do paciente, possibilitando a higienização da base.

  • Vínculo entre equipes do PEC

Melhoria importante na vinculação entre equipes da APS ampliando a integração de dados de cidadãos. A melhoria potencializa a interação dos dados produzidos por todas as equipes que atuam em conjunto na APS, como as equipes de saúde da família, equipes de atenção primária, equipes de saúde bucal e a nova eMulti. Será possível visualizar os vínculos entre elas na aba de equipes dentro do cadastro de unidades de saúde. Todos os relatórios que têm o cidadão como referência serão afetados positivamente resultando na geração de informações mais assertivas em relação ao território das equipes.

Saiba mais sobre a versão 5.2. Atualize o software e acesse os manuais do e-SUS APS.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Saúde)