É eleito novo prefeito para o município de Cachoeira Alta

No último domingo (06/08), foram realizadas as eleições complementares para escolha dos novos representantes que ocuparão a prefeitura do município de Cachoeira Alta. Com 100% das urnas apuradas, Marcelo Paula (MDB) e Michele Alves (Patriota) foram eleitos o novo prefeito e vice-prefeita da cidade. Com 56,06% dos votos, os eleitos cumprirão mandato até dezembro de 2024.

Três coligações concorrem neste pleito: Juntos por Cachoeira Alta, Unidos para Reconstruir e Unidos em um Novo Caminho. Desta forma, após a apuração, em segundo lugar ficou o candidato Tiaguinho Ramalho, com 43,63% dos voto e em terceiro ficou Clóvis de Oliveira, com 0,28% dos votos. Além disso, entre os 8.225 eleitores aptos a votar, compareceram 5.538, totalizando uma abstenção de 32,12%. Os votos nulos somaram 2,42% e os brancos 1,41%.

A determinação da realização de novas eleições majoritárias em Cachoeira Alta se deu conforme o acórdão que rejeitou o embargo de declaração, presente nos autos do Recurso Eleitoral nº 0600825-36.2020.6.09.0097. Com a decisão, foram cassados os diplomas de Rodrigo Miranda Mendonça e Eduardo Correia Almeida, eleitos em 2020, respectivamente, como prefeito e vice-prefeito do município.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 1.006/2022, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

 

Os eleitores de Cachoeira Alta que não puderam exercer o seu dever cívico devem apresentar justificativa pelo site do TRE-GO, aqui.

Os resultados das eleições podem ser conferidas aqui.

 

COMUNICAÇÃO FGM