FGM reúne municípios do Cidernorte para discutir implantação do Goiás – Cidades Eficientes

A Federação Goiana de Municípios promoveu, na tarde desta quinta-feira (10/08), reunião com os municípios do Consórcio Cidernorte para discussão dos passos de implantação do projeto Goiás – Cidades Eficientes. O projeto parte de uma iniciativa da FGM, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e o governo do Estado de Goiás, cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico dos municípios goianos, tornando-os mais eficientes na prestação de serviços à sua população por meio de projetos de infraestrutura.

O encontro reuniu gestores de diversos municípios, além de Edson Palmeiras, presidente do consórcio Cidernorte e prefeito de Santa Tereza; prefeito de Mutunópolis, Luiz Martins; prefeita Vanuza Valadares, de Porangatu; prefeita Azaide, de São Miguel do Araguaia, e Elieudes, prefeito de São Luiz do Norte. Renato Lyra, subsecretário da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes também esteve presente.

Prefeitos se reúnem para discutir cidades mais inteligentes

Durante seu discurso na abertura do encontro, Haroldo Naves, presidente da FGM, reforçou o pioneirismo do projeto, que trará ações voltadas para eficiência energética e até mesmo saneamento básico. Além disso, o presidente ressaltou a importância da parceria entre a entidade, o governo do Estado e o IPGC, que projetam maior qualidade do serviço e o balanceamento dos riscos para os municípios. “Essas parcerias irão favorecer muito nosso trabalho. Hoje é um dia muito importante para discutirmos cidades mais eficientes, para discutir essa conexão com um futuro mais sustentável e eficaz para os municípios”, afirmou.

Haroldo Naves, presidente da FGM, e Edson Palmeiras, presidente do Cidernorte, discursam na abertura do encontro

Ainda, durante a reunião, houve uma apresentação do programa e de seus objetivos. A apresentação foi feita pelo diretor do IPGC, Leonardo Santos, que demonstrou os passos de implementação e as oportunidades que estão sendo propostas aos municípios. O projeto já foi implementado em outros estados e, agora, com a implantação no Estado de Goiás, economia, sustentabilidade e crescimento econômico são alguns dos benefícios citados.

Diretor do IPGC, Leonardo Santos, apresenta passos de implementação do Goiás – Cidades Eficientes

Goiás – Cidades Eficientes

O projeto foi lançado na cerimônia de posse da nova diretoria da FGM, que ocorreu no mês de maio do ano de 2023. O intuito é tornar os municípios goianos mais eficientes na prestação de serviços à sua população, disponibilizando um grupo técnico especializado na modelagem e desenvolvimento de projetos voltados para as áreas de Iluminação Pública, Saneamento Básico, Produção de Energia Solar para prédios públicos e Infraestrutura de Conectividade.

A adoção desses serviços por meio de uma parceria é o que chamamos de PPP de Cidade Inteligente, ou seja, a integração de várias soluções em um só contrato para solucionar problemas da comunidade.

As PPPs vêm como um modelo de contratação seguro e mais econômico. Neste sentido, serão estruturados projetos que busquem viabilizar a participação do setor privado como investidor e operador de serviços de infraestrutura urbana, buscando muita eficiência. Segundo o diretor do PGC, Leonardo Santos, esta é uma agenda muito positiva que se inicia em Goiás e que pode trazer muita economia, sustentabilidade e crescimento econômico para o estado, além de investimentos em áreas estratégicas de infraestrutura.

Para mais informações, acesse o catálogo do projeto aqui.