Plataforma Aroeira disponibiliza informações do agro goiano de forma integrada
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançou no dia 8 de abril, durante a Tecnoshow Comigo 2024, a Plataforma Aroeira, programa que integra informações do agro goiano. A ferramenta possibilita o acesso a dados sobre programas e projetos executados pela Secretaria e suas jurisdicionadas – a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO).
Idealizada em 2020, a Plataforma já vinha sendo atualizada e utilizada por gestores do Estado para o acompanhamento de projetos como o Mecaniza Campo, o Programa de Aquisição de Alimentos, o FCO Rural, o Crédito Social, entre outros. Agora, as bases de dados podem ser acessadas também pelo público geral, que pode acompanhar, por exemplo, quais municípios foram contemplados por determinado programa, os valores investidos em cada um, e assim por diante.
O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, explica que a ferramenta representa um avanço no sentido de garantir maior transparência a respeito das políticas públicas do Estado. “A Plataforma Aroeira possibilita que a sociedade acompanhe a atuação do Governo por meio de números concretos, e que o cidadão saiba onde ainda há espaço para reivindicar melhoras”.
Além disso, a Plataforma Aroeira também representa potencial no âmbito da atuação política, na medida em que possibilita um direcionamento mais efetivo de emendas parlamentares. “Os deputados vão saber qual município já recebeu quais benefícios e, assim, poder destinar recursos de maneira justa e eficiente”, exemplifica o secretário.
O programa foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Seapa e trata-se de uma ferramenta para análise de dados. Conforme esclarece o gerente de Tecnologia Victor Ribeiro, esse modelo de aplicação possibilita a conexão de informações de diferentes fontes de dados, descomplicando a forma de agrupar, filtrar e gerar informações, estatísticas, valores, listas, gráficos e outros materiais.
“A Seapa disponibiliza uma nova ferramenta para a promoção da transparência nos serviços públicos. Com uma interface simples e intuitiva, cada painel pode ser explorado por filtros e categorias personalizadas, de acordo com o interesse do cidadão”, ele complementa.
Na página do FCO, por exemplo, é possível refinar a busca a partir de filtros como ano, mês, instituição financeira, linha de crédito, atividade, porte e município. Já nos cadastros do Projeto de Fruticultura Irrigada, a plataforma oferece inclusive um panorama de gênero, a partir de um gráfico que demonstra a porcentagem de beneficiários homens e mulheres.
Confira aqui a Plataforma Aroeira
Seapa e FGM
Compartilhar
Relacionadas
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025
FGM promoverá primeira Conferência Intermunicipal de Emergência Climática
7 jan 2025
Primeiro repasse do ICMS de janeiro está sendo pago aos municípios
6 jan 2025